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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mateus 13 - 15

Uma Série de Parábolas sobre o Reino. 13:1-58.
A primeira e extensa série de parábolas foi apresentada em um dos dias mais ocupados do ministério de Jesus. O registro de Mateus apresenta una lista de sete parábolas, e uma aplicação filial.
18-23. A interpretação que Jesus dá à parábola explica que o destino da Palavra nesta dispensação, humanamente falando, é devido à condição dos corações humanos.
24-30. O Joio. Para a interpretação veja 13:36-43.
33-35. O Fermento. Embora alguns interpretem esta parábola e a precedente como sendo uma descrição da influência extensa do Evangelho, tais explicações violam o uso que Jesus fez desses símbolos em outros lugares, como também o significado das outras parábolas (por exemplo, O Joio) que mostram a existência do mal até o fim da dispensação.
38,39. O campo é o mundo. Não a Igreja. Filhos do reino. Como na explicação do Semeador, a semente é considerada aqui como tendo produzido plantas (13:19). O aparecimento dos verdadeiros seguidores de Cristo neste mundo é imitado pelo diabo, cujos filhos freqüentemente se disfarçam em crentes (II Co. 11:13-15).
44. O Tesouro Oculto. Embora o tesouro costume ser explicado como sendo Cristo, o Evangelho, a salvação, ou a Igreja, pelo que o pecador deveria estar pronto a sacrificar tudo, o uso consistente da palavra homem nesta série refere-se a Cristo, e o ato de esconder novamente depois de encontrar torna os quadros diferentes.
47-50. A Rede. Uma parábola parecida com a do Joio, mas com ênfase diferente. Esta rede é a rede de arrastão que se costuma deixar na água por algum tempo. Representa o Evangelho, que foi enviado ao mundo (mar nas Escrituras costuma simbolizar muitas vezes as nações que não têm descanso.
51-53. Conclusão das parábolas. Os discípulos, que receberam as parábolas e também os princípios de interpretação demonstraram compreender esses ensinamentos.
54-58. Visita a Nazaré. Mateus anexa este incidente para ilustrar de maneira tocante o desenvolvimento da oposição que tornou necessário o método das parábolas.
58. Não fez ali muitos milagres. Apenas algumas curas. Por causa da incredulidade deles. O poder de Cristo não depende da fé dos homens. Entretanto, a incredulidade impediu muitas oportunidades para realização de milagres visto que não muitas pessoas o procuravam.
A Retirada de Jesus após a Decapitação de João. 14:1-36.
O interesse de Herodes em relação às notícias sobre Jesus foi considerado pelo nosso Senhor como sinal para afastar-se. A ordem de Mateus, que antes era comumente por tópicos, agora começa a ficar cronológica até o fim.
1-12. O interesse culposo de Herodes. O tetrarca Herodes. Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, e governador da Galiléia e Peréia. Sua ignorância a respeito de Jesus antes desses acontecimentos deve ser por causa de sua ausência do país, ou devido aos seus hábitos de luxo, que o impediam de se interessar nos movimentos religiosos.
31. Jesus, estendendo a mão. Uma nova exibição de poder sobrenatural, não apenas salvamento físico por meio de força humana.
Homem de pequena fé. O milagre foi concedido para mostrar, em primeiro lugar, que a fé completa em Jesus como divino Messias é suficiente para todas as tarefas recebidas, e em segundo lugar, que a recusa de Jesus em aceitar a proposta política da multidão (Jo. 6:15) não deveria desiludi-los.
32,33. Verdadeiramente és o Filho de Deus. Equivalente ao Libertador Divino, o Messias, ou Cristo. Embora essa identificação fosse feita anteriormente pelos discípulos (Jo. 1:41, 49), havia uma percepção cada vez maior da parte dos Doze do que esses termos significavam.
Conflito com os fariseus por causa da tradição. 15:1-20.
A oposição local dos fariseus galileus (cap. 12) foi agora reforçada por uma delegação de Jerusalém. Tal oposição aumentada de freqüência e intensidade durante o final desse ano.
Retirada para a Fenícia, e a Cura da Filha da Mulher Cananéia. 15:21-28.
O ataque direto dos fariseus (vs. 1, 2) encorajados pela recente execução de João e a oposição de Herodes, provocou essa segunda retirada. A entrevista com a mulher descreve claramente o cenário histórico do ministério de Cristo, além dos aspectos mais amplos de Sua graça.
Volta ao Mar da Galiléia (Decápolis, Mc. 7:31), e a Realização de Milagres. 15:29-38.
Marcos mostra que Jesus prosseguiu para o norte da Fenícia através de Sidom, depois para o leste atravessando o Jordão e finalmente para o sul através de Decápolis até alcançar o mar da Galiléia. Essa rota sugere que ele evitou deliberadamente o domínio de Herodes Antipas.
Renovado Conflito com os Fariseus e Saduceus. 15:39 – 16:4.
39. Magadã. A localização é desconhecida. Marcos 8:10 diz Dalmanuta, cuja localização também é incerta. Aparentemente o lugar fica no litoral ocidental da Galiléia.


Sem. Elton Roberto


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