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quinta-feira, 29 de março de 2012

ESTUDO BÍBLICO DO EVANGELHO DE MATEUS Cap. 5 – 7

Uma referência à, é uma indicação de que este discurso não foi proferido até que o  ministério do Senhor Jesus na Galiléia estivesse no auge. Outra prova está no nível  avançado das instruções nele contidas. Ao monte. Uma elevação sem nome, ao que  parece próxima a Cafarnaum, sobre a qual Jesus encontrou um lugar plano para falar (Lc.   6:17). Seus discípulos. Lucas mostra que a escolha dos Doze acabou (Lc. 6:12-16), e o  ermão foi, em primeiro lugar, para eles ( Lc. 6:20).  
a) Características dos Cidadãos do Reino. 5:3-12.  
Bem-aventurados. Felizes ou Abençoado. Uma descrição da condição íntima do  rente. Quando descrevendo uma pessoa dentro da vontade de Deus, é virtualmente  equivalente a "salvo", O Salmo 1 dá um quadro do V.T. do homem bem-aventurado, que  evidencia sua natureza por suas atitudes. As Beatitudes, também, não são  primordialmente promessas individuais, mas uma descrição do indivíduo. Não mostram ao homem como ser salvo, mas descrevem as características manifestas por aquele que nasceu de novo. Humildes de espírito. O oposto dos espíritos orgulhosos. Aqueles que reconheceram a sua pobreza nas coisas espirituais e permitiram que Cristo suprisse suas necessidades tornaram-se os herdeiros do reino dos céus.
Choram (Is. 61:3). Um sentimento de angústia por causa do pecado caracteriza o homem bem-aventurado. Mas o arrependimento genuíno concede o conforto para o crente. Considerando que Cristo levou sobre si os pecados de todos os homens, o conforto do perdão completo está à disposição imediata (I Jo. 1:9). Mansos. Só mencionados por Mateus. Uma alusão óbvia ao Sl. 37:11. A fonte dessa mansidão é Cristo (Mt. 11:28, 29), que a concede quando os homens submetem-lhe a sua vontade.  Herdarão a terra. O reino messiânico terreno.
Fome e sede de justiça. Uma paixão profunda pela justiça pessoal.
Limpos de coração. Aqueles cujo ser moral está livre da contaminação do pecado,
sem interesses ou lealdade divididos.
Os perseguidos por causa da justiça. Quando se estabelecer o reino messiânico, essas injustiças serão sanadas. 
b)Função dos Cidadãos do Reino. 5:13-16.
Sal. Um conhecido preservador do alimento, muitas vezes usado simbolicamente.
Vós sois a luz do mundo. Os crentes funcionam positivamente para iluminar um mundo que está nas trevas, porque eles possuem Cristo, que é a luz.
c)Padrões do Reino Comparados à Lei Mosaica. 5:17-48.
Não penseis que vim revogar. Cristo responde à objeção de que ele estivesse menosprezando o V.T, com a negação de qualquer esforço no sentido de anular ou revogar a Lei. Vim para cumprir. Cristo cumpriu o V.T, obedecendo a Lei perfeitamente, cumprindo seus tipos e profecias, e pagando o preço total da Lei como o Substituto dos pecadores.
A justiça do crente se baseia na justiça de Cristo que lhe foi imputada e obtida pela fé (Rm. 3:21, 22), que o capacita a viver justamente (Rm. 8:2-5). Só essa pessoa poderá
entrar no reino que Cristo proclamou.
Amai a vossos inimigos. O amor (agapao) prescrito é o amor inteligente que compreende a dificuldade e esforça-se em libertar o inimigo do seu ódio.
d) Atitudes dos Cidadãos do Reino. 6:1 – 7:12.
Jesus passa a comparar a vida honesta que ele espera, com a hipocrisia dos fariseus e seus seguidores.
Primeiro exemplo: esmolas. 
Segundo exemplo: oração. Os cristãos certamente perceberão, que a oração é possível com base nos méritos de Cristo. Nosso Pai. Uma maneira incomum de começar uma oração no V.T., mas preciosa a todos os crentes do N.T. Santificado. 
O significado aqui é "seja reverenciado e tratado como santo". Venha o teu reino. O reino messiânico. O pão nosso de cada dia. Perdoa-nos as nossas dívidas. Os pecados tidos como dívidas morais e espirituais para com a justiça de Deus. Assim como nós perdoamos. O perdão dos pecados, quer sob a lei mosaica ou na Igreja, sempre é pela graça de Deus e com base na expiação de Cristo.
• Terceiro exemplo: jejum.
• Quarto exemplo: riqueza.
• Quinto exemplo: ansiedade. 
e) Exortações Finais aos Cidadãos do Reino. 7:13-27.
A ordem de porta e caminho sugerem a porta como entrada para o caminho, símbolo da experiência crucial do crente com Cristo, a qual introduz à vida piedosa.
Aqueles que entram pelo caminho apertado precisam se precaver contra os  falsos
profetas,
que dizem guiar os crentes mas que na realidade praticam a mentira. Jesus solenemente sugere sua Filiação divina (meu Pai) e a sua posição de Juiz (naquele dia, hão de dizer-me), e adverte os falsos líderes (aqueles que profetizaram em nome de Cristo, expulsaram demônios e realizaram muitos milagres) que serão inteiramente desmascarados e julgados. 

Sem. Elton Roberto