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sábado, 24 de março de 2012

ESTUDO BÍBLICO DO EVANGELHO DE MATEUS

O autor.
Abundante testemunho histórico atribui este Evangelho a Mateus, o publicano, também chamado Levi por Marcos e Lucas. Dúvidas recentes quanto à autoria de Mateus são o produto de hipóteses levantadas para explicação do Problema Sinótico. 
Mas essas hipóteses não podem alterar o testemunho da igreja primitiva, cujos escritores citaram este Evangelho com mais freqüência do que qualquer outro. 
Na qualidade de ex-cobrador de impostos, Mateus estava bem qualificado para produzir tal evangelho. Seu conhecimento comercial de taquigrafia capacitou-o a registrar  totalmente os discursos de Jesus. Sua familiaridade com os números reflete-se na sua freqüente menção de dinheiro, seu interesse em grandes quantias (Mt. 18:24; 25:15), e a sua preocupação com estatísticas em geral (1:17 por exemplo).
O estudo do seu conteúdo corrobora o testemunho de Irineu e Orígenes que declaram que Mateus foi escrito para os convertidos do judaísmo. Ele usa o Velho Testamento com mais freqüência do que os outros.
Muita atenção foi dispensada para demonstrar que Jesus preencheu a profeciamessiânica e foi, portanto, o Messias de Israel, que estabeleceria o reino prometido.
Portanto, o Evangelho de Mateus ocupa um lugar de destaque dentro do pensamento cristão que chega a justificar a sua posição de primeiro Evangelho em nosso Novo Testamento.

I. O Nascimento e Infância de Jesus Cristo. 1:1 - 2:23.
Genealogia de Cristo. 1:1-17. Esta linhagem de Abraão a Jesus, através dos reis da casa de Davi, tem a intenção explícita de apresentar os direitos de Jesus ao trono de Davi. 
Ainda que o trono estivesse vago por quase seis séculos, ninguém poderia esperar a devida consideração dos judeus para com o Messias se Ele não pudesse provar sua ascendência real.

II.  Nascimento de Cristo 1:18-25.
As circunstâncias do nascimento são apresentadas do ponto de vista de José, e alguns dos detalhes têm de ser formados a partir dele (vs. 19 e 20 por exemplo).

III.  A visita dos Magos. 2:1-12.
Mateus que é o único a registrar este incidente, mostra a contraste de atitudes entre os sábios que não eram judeus que viajaram de longe para ver Jesus e as autoridades judias que não foram capazes de caminhar cinco milhas.

IV.   Fuga para o Egito e o Massacre das Crianças. 2:13-18.
Novamente somos devedores tão-somente a Mateus por esta informação. Os dois incidentes relacionam-se com passagens do Velho Testamento. Essa relação entre passagens do V.T e N.T, é uma característica deste Evangelho.

V.   Residência em Nazaré. 2:19-23.
Lendo-se Mateus, poder-se-á supor que Belém era a residência original. Lucas explica, mostrando que Nazaré foi o primeiro lar. Parece que José pretendia ficar permanentemente em Belém até que seus planos foram divinamente alterados.

Sem. Elton Roberto